O deputado federal Cezinha de Madureira (PSD), ex-coordenador da bancada evangélica e com bom trânsito tanto no núcleo político do presidente Lula (PT) quanto entre aliados do ex-presidente Bolsonaro (PL), desponta como o favorito para assumir a relatoria da CPMI do INSS, prevista para ser instalada na próxima semana no Congresso Nacional.
O convite foi feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PE), que ao anunciar a criação da comissão teria pedido a Cezinha que aguardasse o momento certo para a formalização do posto. Nas últimas semanas, o parlamentar intensificou suas articulações e passou a ser visto como nome de consenso para a função.
Nesta quinta-feira (14), Hugo Motta ampliou as conversas com deputados e senadores para definir os integrantes da CPMI. Caso a indicação se confirme, o PSD deve concentrar protagonismo na comissão: além da relatoria com Cezinha de Madureira, a presidência deve ser ocupada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), reforçando o peso político da legenda na condução dos trabalhos.