Com 83 proposições protocoladas de janeiro até agora, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) lidera o ranking de produtividade na Câmara Municipal de Salvador este ano. Em seu quinto mandato e como líder da bancada de oposição, ela apresentou projetos que abrangem diferentes setores da sociedade, com destaque para ações que fortalecem a transparência e a inclusão social.
Entre as propostas estão o PLE-75, que garante às famílias a informação sobre a creche de matrícula na primeira consulta em posto de saúde; o PLE-96, que permite acesso dos vereadores ao Sistema Eletrônico de Processos Administrativos da Prefeitura; e o PLE-103, que cria um sistema informatizado de cadastro de logradouros e bens públicos. Outro destaque é o PLE-102, que institui a Política Municipal de Economia Solidária e Cooperativismo.
“O nosso mandato tem a responsabilidade de traduzir os anseios da população, sobretudo a parcela mais desassistida, e contribuir para políticas públicas que melhorem a vida de cada cidadão. Temos um olhar que prioriza ações voltadas às mulheres, pois se a cidade for boa para elas, será boa para todos”, afirmou Aladilce.
A parlamentar também propôs o PLE-114, que estabelece prazos para resposta a pedidos de informação e agendamento de audiências com secretários, reforçando a fiscalização legislativa. Outros projetos incluem a ampliação da meia passagem para residentes em saúde (PLE-158) e a promoção da Justiça Restaurativa nas escolas públicas (PLE-159).
Na área cultural e social, a vereadora sugeriu o Programa “Olha Salvador” (PLE-188), o “Cinema Nacional para Todos” (PLE-189) e concedeu o título de Cidadã Soteropolitana à atriz Zezé Motta (PRE-22). Por meio de indicação ao prefeito, também propôs transporte gratuito para familiares e amigos de falecidos em velórios e sepultamentos realizados em cemitérios públicos da cidade.