Com o objetivo de enfrentar a carência crônica nos estoques de sangue dos hospitais baianos, o deputado estadual Hassan (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que cria a Política de Incentivo à Doação de Sangue. A proposta busca estimular a doação voluntária e regular por meio de benefícios, campanhas educativas e reconhecimento público.
Entre as medidas previstas, o projeto garante 20% de desconto em ingressos para cinemas, teatros, shows, eventos esportivos e culturais a doadores voluntários, tanto em espaços públicos quanto privados, sem obrigação de ressarcimento por parte do Estado. O benefício não se acumula com a meia-entrada ou outros descontos já previstos em lei.
A proposta também obriga a divulgação clara do benefício pelos organizadores dos eventos, especialmente aqueles com público superior a 20 mil pessoas, que também deverão notificar a Hemoba com 30 dias de antecedência. Isso permitirá campanhas de doação e ações conjuntas para reforçar os bancos de sangue no estado.
Outro destaque do projeto é a criação do selo “Amigo da Vida”, que será concedido a artistas, influenciadores, instituições e personalidades que se engajarem ativamente na divulgação da nova lei e na promoção da doação voluntária. Para receber o reconhecimento, é necessário comprovar ao menos dez publicações de grande alcance.
“A importância da doação de sangue é amplamente reconhecida, mas o engajamento efetivo da população demanda políticas modernas de estímulo, reconhecimento e valorização dos doadores”, afirmou Hassan, defendendo que a proposta fortalece a solidariedade e contribui com a saúde pública na Bahia.