Cerca de 300 pessoas participaram, no último sábado (2), da Vindima de Inverno da Vinícola Vaz, em Morro do Chapéu. O evento marcou a colheita das uvas e reforçou o protagonismo da cidade como referência da vitivinicultura na Chapada Diamantina. Com programação especial, a vindima reuniu autoridades, empresários e visitantes em uma celebração que une cultura, turismo e desenvolvimento.
Durante a solenidade, foi assinado o termo de cidades-irmãs entre Morro do Chapéu e Areal (RJ), município fluminense com a maior produção de uvas e vinhos do estado. A prefeita Juliana Araújo destacou o simbolismo da vindima e o crescimento do turismo local, mencionando o projeto do Caminho dos Vinhos, rota turística que interligará vinícolas da cidade.
Além das experiências culturais e gastronômicas, a Vinícola Vaz comemorou o reconhecimento nacional do seu rótulo Ferro Doido Malbec, premiado com nota 92 na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025. Outro destaque foi o Reconvexo Reserva Syrah, também de Morro do Chapéu, reforçando a qualidade dos vinhos produzidos na região.
Segundo Juliana, o município tem atraído investidores e cresce em ritmo acelerado. “Estamos vendo esse sonho se tornar realidade. Isso representa crescimento econômico e geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou a prefeita. Morro do Chapéu já conta com dez vinícolas, sendo cinco em operação e cinco em fase de implantação.