Após 60 anos, EUA encerram apoio federal à mídia pública

Cortes orçamentários levam ao fechamento da entidade que apoiava mais de 1,5 mil emissoras

Foto: Acervo/Fotos Públicas
Foto: Acervo/Fotos Públicas

A Corporação para Radiodifusão Pública (CPB), responsável pelo financiamento da mídia pública nos Estados Unidos há quase seis décadas, anunciou que encerrará suas atividades. A decisão foi motivada por cortes de recursos federais aprovados pelo Congresso norte-americano.

Em comunicado, a presidente da CPB, Patricia Harrison, lamentou o fim da entidade, apesar da mobilização popular pela sua preservação. “Agora enfrentamos a difícil realidade de encerrar nossas operações”, declarou, ressaltando a contribuição da CPB para a educação, jornalismo local e cultura.

A maioria dos cargos será extinta até 30 de setembro de 2025, com uma equipe de transição operando até janeiro de 2026 para garantir o encerramento das atividades. A corporação reforçou que sempre priorizou o serviço às comunidades em todo o país.

Criada em 1967, a CPB é uma organização sem fins lucrativos que apoiava mais de 1.500 emissoras públicas de rádio e TV, sendo também a maior fonte de investimento federal em pesquisa e desenvolvimento para a mídia pública dos EUA.

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