O deputado federal baiano Ricardo Maia (MDB) foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades no uso de recursos do Fundo Nacional da Educação em 2016, quando era prefeito de Ribeira do Pombal, na Bahia. Segundo o TCU, cerca de R$ 160 mil desapareceram de verbas destinadas ao transporte escolar entre janeiro e dezembro daquele ano, período em que Maia foi reeleito para o cargo. As informações são do site Metro 1.
Além de ser obrigado a devolver o valor com correção monetária e juros de mora acumulados ao longo de quase nove anos, o parlamentar também terá que pagar multa de R$ 54 mil. Os recursos federais foram repassados por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), destinado a garantir o acesso de alunos às escolas públicas.
De acordo ainda com o site, essa não é a primeira vez que Ricardo Maia se envolve em denúncias. Ele já respondeu a quatro processos no TCU por uso irregular de verbas federais destinadas ao transporte escolar em Ribeira do Pombal. As ações apontam má gestão e falhas graves na execução dos recursos públicos.