O governador Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a criticar nesta segunda-feira (28) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Durante entrevista a um pool de rádios da região Oeste, o petista afirmou que a medida representa uma tentativa de interferência indevida e classificou o gesto como “irresponsável”.
“O povo norte-americano o elegeu para cuidar dos EUA, e não para ele se impor. Imagine, se o município de Barreiras quisesse mandar no município de Ibititá. Se um outro estado quisesse mandar na Bahia? Os governadores de cada estado que mandem em seus estados. O que podemos fazer é uma relação de parceria, como é o Mercosul”, disse Jerônimo.
O governador também destacou os possíveis efeitos negativos do tarifaço na economia baiana, principalmente nas exportações do oeste do estado, considerado um dos maiores polos produtivos do país. Ele afirmou que a medida deve trazer instabilidade para setores estratégicos e pediu atenção do governo federal ao tema.
“Infelizmente, é um ato muito irresponsável. Nós vivemos em um mundo civilizado para tratar diversos temas. É para isso que a gente tem que se unir. O oeste da Bahia deverá sofrer com isso, por conta das exportações. A economia norte-americana é importante para o mundo. Qualquer movimento impacta em nós. Então, não podemos torcer contra. Estou com esperança que podemos superar, mas acho muito difícil”, concluiu.