O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou uma série de mudanças em cargos de alto escalão da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), conforme publicado neste sábado (26) no Diário Oficial do Estado. As alterações envolvem funções-chave na gestão do sistema prisional da Bahia e ocorrem em meio à repercussão sobre regalias flagradas na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador.
Apesar da pressão da oposição pela saída do secretário José Castro, Jerônimo optou por mantê-lo à frente da pasta. As imagens que mostravam celas com supostos privilégios vieram à tona na última semana, mas dizem respeito a um período anterior à gestão de Castro. Ainda assim, o caso reacendeu o debate sobre a fiscalização e o controle interno nas unidades prisionais do estado.
Entre as principais mudanças está a exoneração de Luciano Teixeira Viana da Superintendência de Gestão Prisional, função agora ocupada por Luiz Cláudio Santos da Silva, que deixou a direção da Cadeia Pública da Seap. Archimedes Benício Leite Neto saiu do Conjunto Penal de Juazeiro para assumir a função deixada por Luiz Cláudio. Já Alan Vitor da Silva Santos foi exonerado da mesma superintendência.
Outras alterações incluem a saída, a pedido, de Diego de Oliveira Pinto da coordenação técnica do Núcleo de Apoio, cargo que passa a ser ocupado por Paolle Oliveira Filocre Rodrigues. As mudanças indicam um redesenho da estrutura de comando da Seap, enquanto o governo tenta reforçar a gestão prisional e contornar a crise gerada pela exposição das irregularidades.