O presidente estadual do PT, Éden Valadares, rebateu nesta sexta-feira (18) as críticas feitas por ACM Neto (União Brasil) sobre a articulação da chapa governista para 2026. Em tom irônico, Éden afirmou que o ex-prefeito de Salvador “pode falar sobre alijar seus aliados com enorme propriedade”, ao destacar que essa seria uma prática recorrente do opositor, e não das lideranças petistas.

“É só lembrar o que ele fez com João Leão, Marcelo Nilo, o próprio José Ronaldo… a lista é grande”, disse Éden, ao relembrar alianças rompidas por Neto em momentos decisivos da política baiana. Ele também mencionou o apelido que o ex-prefeito ganhou entre adversários e antigos aliados: “O apelido ‘mandacaru’ é certeiro. Não dá sombra nem encosto. É ‘bloco do eu sozinho’”, disparou.
A declaração surge em resposta às insinuações de ACM Neto sobre a possibilidade de o grupo governista excluir aliados da chapa majoritária de 2026. Para Éden, as falas do ex-prefeito refletem mais sobre seu histórico de isolamento político do que sobre a conduta do campo progressista na Bahia.