O deputado federal João Leão (PP) confirmou nesta sexta-feira (18) que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nas eleições de 2026. Em entrevista ao Boa Tarde Bahia, o ex-vice-governador afirmou que deseja “ser o que nunca foi”, anunciando sua candidatura ao Legislativo estadual. “Vou ser deputado estadual aqui”, declarou Leão, que já foi prefeito de Lauro de Freitas, secretário de Planejamento da Bahia e deputado federal por cinco mandatos.

Durante a entrevista, Leão também comentou sua aliança com ACM Neto. “Eu tô com Neto fechado. Se você perguntar: Leão, você quer ser vice de Neto? Não. Mas se disserem: Neto só ganha com Leão, eu tô junto”, afirmou, sem descartar uma possível candidatura ao governo, caso o ex-prefeito de Salvador desista da disputa estadual.
A decisão marca uma mudança de foco na trajetória política de João Leão, que deixa a esfera federal para se concentrar na política baiana. Como já divulgado pelo Panorama da Bahia, ele não tentará a reeleição para a Câmara dos Deputados. No lugar do pai, o filho Cacá Leão deve disputar uma vaga em Brasília, em um movimento que marca a troca de cadeiras entre pai e filho nas esferas estadual e federal da política.