Trump mira Pix e acusa Brasil de prática desleal em pagamentos eletrônicos

Sistema de pagamento criado pelo BC é citado como possível prática desleal em relatório oficial de Washington

EUA cogitam uso de força militar em defesa de Bolsonaro, afirma Casa Branca
Foto: Gage Skidmore/Flickr
Foto: Gage Skidmore/Flickr

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, abriu uma investigação formal contra o Brasil que inclui o Pix como um dos alvos centrais. O sistema de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central é apontado como uma possível prática desleal de concorrência, segundo documento divulgado pelo Escritório do Representante do Comércio dos EUA (USTR) nesta terça-feira (15).

De acordo com o relatório, o Pix pode prejudicar empresas estrangeiras por ser promovido pelo próprio governo brasileiro. “O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a promoção de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, afirma o texto oficial.

A investigação, que amplia a tensão comercial entre os dois países, também envolve temas sensíveis como comércio digital, taxas de importação, subsídios e questões ambientais, especialmente ligadas ao desmatamento. A medida foi interpretada por autoridades brasileiras como mais uma tentativa de pressão política por parte do governo norte-americano.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.