O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), divulgaram nesta quarta-feira (16) um vídeo conjunto em resposta à decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi classificada como “agressiva” e “injusta” pelas lideranças nacionais.

“Vejo, neste momento, um panorama de agressão ao Brasil e aos brasileiros. Isso não é correto”, afirmou Alcolumbre, ressaltando que o Congresso está à disposição para atuar, mas que a condução da crise deve partir do Executivo. Hugo Motta reforçou que o Parlamento já aprovou a Lei da Reciprocidade e está pronto para agir: “O Brasil não pode aceitar que decisões externas interfiram na nossa soberania”.
Liderando as negociações comerciais, Alckmin afirmou que a tarifa imposta pelos EUA é “totalmente inadequada e injusta” e prometeu empenho do governo federal para reverter a medida. “Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação”, declarou, destacando a necessidade de união entre os Poderes para proteger os interesses do país.