O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) que pretende impor tarifas de 30% sobre as importações da União Europeia e do México a partir de 1º de agosto. A medida, revelada por meio de cartas enviadas aos líderes desses países e publicadas no Truth Social, visa forçar acordos comerciais mais favoráveis aos EUA após semanas de negociações sem avanços.
Na carta à presidente da Comissão Europeia, Trump exigiu acesso irrestrito ao mercado europeu, afirmando que “nenhuma tarifa será cobrada de nós” como condição para reduzir o déficit comercial. A presidente da UE, Ursula von der Leyen, respondeu que as tarifas prejudicariam cadeias de suprimentos transatlânticas e prometeu “contramedidas proporcionais, se necessário”.
O México, que depende fortemente do comércio com os EUA, também foi alvo das ameaças. Trump justificou as novas tarifas citando o combate insuficiente aos cartéis de drogas. “O que o México tem feito não é suficiente”, escreveu o presidente. Outros países, como Canadá, Japão e Brasil, também receberam cartas prevendo tarifas de até 50%.