O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola (PT), afirmou nesta quinta-feira (10), durante a entrega de viaturas da PM no Bonfim, que continua em diálogo com prefeitos de todo o estado, independentemente do apoio dado ao governo nas eleições passadas. Segundo ele, os encontros são institucionais e têm como foco atender às demandas dos municípios.
“Estamos implementando uma conversa com esses prefeitos, trazendo os pleitos, discutindo com o governador e mostrando como a parceria entre os governos Lula, Jerônimo e as prefeituras pode beneficiar cada cidadão”, disse Loyola ao Panorama da Bahia. Ele enfatizou que o momento é de trabalho e que o debate eleitoral ficará para depois.
Loyola destacou que o governo estadual tem compromisso com todos os baianos, inclusive nas cidades cujos prefeitos não apoiaram Jerônimo Rodrigues em 2022. “Nós não podemos penalizar o povo da cidade por conta de uma escolha política. Vamos continuar esse diálogo e, se lá na frente algum prefeito quiser marchar conosco, a porta está aberta”, afirmou.
Na última semana, o Panorama da Bahia revelou que mais de 30 prefeitos já romperam com ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador e possível candidato ao governo em 2026. A movimentação tem sido chamada de “debandada”, e a tendência é de que o número de dissidentes continue crescendo nos próximos meses.
Confira aqui a entrevista com Adolpho Loyola.