Durante o lançamento da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM) 2025, na sede da FIEB, em Salvador, nesta terça-feira (8), o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, afirmou que a principal diretriz do governo da Bahia na mineração é atrair indústrias para processar localmente minérios estratégicos.
“Nosso grande desafio será desenvolver a atividade mineral com foco na verticalização da cadeia, gerando empregos e renda na Bahia”, afirmou Carballal. Ele defendeu que a riqueza mineral do estado deve ser integrada à indústria de transformação, agregando valor à produção e fortalecendo a economia baiana.
Como exemplo, o presidente da CBPM citou a instalação da primeira fábrica de vidro solar fora da China, no município de Belmonte. “Essa planta já é realidade e mostra como podemos atrelar mineração à indústria de transformação”, destacou, reforçando o potencial do estado nesse segmento.
Carballal também anunciou que Salvador sediará, em 28 de outubro, a abertura simbólica da Bolsa de Valores de Toronto (TSX) no Brasil. “Abrir a Bolsa de Toronto em Salvador é posicionar o estado no centro do mapa da mineração global”, disse. A TSX é líder mundial no setor, com 42 mineradoras brasileiras listadas, frente a apenas quatro na B3.