A vice-prefeita de Salvador e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), participou nesta quarta-feira (2) do cortejo que celebra os 202 anos da Independência da Bahia, reforçando a importância do protagonismo feminino na luta contra o domínio português. Ela citou exemplos de mulheres que marcaram a história do país. “O 2 de Julho é um evento que carrega o nome e a coragem de grandes heroínas, como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa”, afirmou, ao lembrar a coragem e a inteligência dessas lideranças.
Ana Paula também chamou atenção para a necessidade de manter vivo o sentimento de pertencimento, ressaltando que políticas públicas podem contribuir para consolidar a autonomia da população. “Esta é a data do posicionamento, do orgulho, do reconhecimento, por isso o tema desse ano é ‘Eu Sou o 2 de Julho’, trazendo o conceito de pertencimento”, destacou a gestora, defendendo a construção de equidade a partir de ações concretas no cotidiano.
A programação do Dois de Julho em Salvador envolve cortejos, concursos de fachadas, fanfarras, grupos culturais e atos cívicos, além de apresentações artísticas até o dia 13 deste mês. Para Ana Paula, as celebrações ajudam a manter viva a história e a memória de resistência do povo baiano. “Que alegria poder, por mais um ano, celebrar essa data tão importante para nossa história, que une cultura e fortalecimento das nossas raízes ancestrais”, completou.