Lula articula 2026 e Rui Costa está entre ministros cotados para deixar o governo

Presidente mira composição para o Senado e deve promover reforma ministerial nos próximos meses

Lula escala Rui Costa para vender Novo PAC no exterior; entenda
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou nos bastidores a articulação para promover mudanças na Esplanada dos Ministérios visando as eleições de 2026. A estratégia foca na definição de quais ministros devem deixar o governo para disputar cargos eletivos e quem seguirá até o fim do mandato por ocupar pastas estratégicas.

Anuncie no PB Branco

Entre os nomes cotados para deixar o governo estão Simone Tebet (Planejamento – MDB), Rui Costa (Casa Civil – PT) — cuja candidatura ao Senado em 2026 é tratada como certa —, Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio – PSB), Alexandre Silveira (Minas e Energia – PSD) e Carlos Fávaro (Agricultura – PSD).

O Senado Federal é tratado pelo presidente Lula como peça-chave na estratégia do Planalto, já que a Casa tem papel fundamental em sabatinas, votações de pautas sensíveis e na sustentação política do governo. A articulação busca formar uma base mais sólida para enfrentar os desafios da segunda metade do mandato.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.