A Bahia reforça seu protagonismo no cenário industrial nacional ao atrair grandes investimentos que combinam desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O estado se destaca na transição energética, na inovação e no fortalecimento da economia verde, se posicionando como líder nacional em matriz energética limpa, com mais de 99% da energia proveniente de fontes renováveis. As ações do governo, por meio do Programa de Transição Energética (Protener), estão transformando a Bahia em um hub de energia verde e biocombustíveis no Brasil.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, “a Bahia é referência nacional em sustentabilidade e mantém o compromisso com uma indústria forte, verde e inclusiva”. Uma das principais apostas é o projeto da Acelen Renováveis, que iniciou o plantio de macaúba para produzir combustível sustentável de aviação e diesel renovável. “Esse projeto representa uma jornada de 3 bilhões de dólares, impulsionada por um estado que oferece total competitividade para quem quer investir em energia limpa”, destacou Marcelo Lyra, vice-presidente da Acelen.
Outro destaque é a chegada da Unipar em Camaçari, com um investimento de R$ 190 milhões, que fortalece a cadeia produtiva local, sobretudo nas áreas de saneamento, agronegócio e indústria química. A implantação da Unipar foi fundamental para atrair a indústria Dragão, que agora celebra ganhos logísticos e de produção no estado. “Essa parceria nos permite somar forças não só nos negócios, mas também na contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia”, afirmou João Abreu e Lima, executivo da Dragão.
A agenda sustentável também passa pela economia circular. Na Bahia, o projeto Recicla Solar, da Solar Coca-Cola, já retirou mais de 20 mil toneladas de plástico do meio ambiente desde 2020, com parte do material retornando para a própria cadeia produtiva como novas embalagens. “Aqui na Bahia, a taxa de reciclagem já supera a quantidade de novas PET inseridas na cadeia produtiva”, afirmou Bruno Guerra, Head de Compras da Solar, destacando ainda o impacto social positivo sobre cooperativas e agentes de reciclagem locais.