O deputado federal Adolfo Viana (PSDB) comentou nesta segunda-feira (19) a fusão entre PSDB e Podemos, aprovada nacionalmente no fim de abril. Em entrevista à rádio Metrópole, o parlamentar afirmou que a unificação trará desafios nos estados, especialmente na Bahia, onde os dois partidos ocupam posições opostas: o PSDB integra a oposição ao governo Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto o Podemos faz parte da base aliada.
“Na hora que surge uma fusão nacional, os conflitos de pensamentos nos estados vão se apresentar. E a gente vai ter que ter capacidade política de apresentar que rumo esse novo partido vai tomar”, declarou Viana. Ele reforçou o histórico oposicionista da legenda: “Nós somos PSDB, estamos na base do prefeito Bruno Reis [que é União Brasil] e fazemos oposição ao governo do estado [que é PT].”
Sobre os possíveis descontentamentos internos, o parlamentar foi direto: “Naturalmente, aqueles que não ficarem satisfeitos com o rumo do partido, terão a janela partidária e a possibilidade de mudar”. A fusão entre PSDB e Podemos, segundo Viana, visa resgatar o protagonismo nacional do PSDB, com uma governança equilibrada entre as duas siglas e maior força no Congresso Nacional.