O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (19) que o projeto da Ponte Salvador-Itaparica está em fase final de articulação com os investidores chineses e deve ter o contrato assinado em breve. Segundo ele, o governo estadual já concluiu todas as etapas técnicas e jurídicas. “Estamos montando uma agenda de projeção dos próximos 10, 15 anos e a ponte é um [ponto] deles”, disse em entrevista à Rádio Metrópole.
O empreendimento, que se tornou alvo recorrente da oposição por conta da demora em sair do papel, é tratado como prioridade por Jerônimo, que busca acelerar o processo. “Está no prazo deles assinarem o documento, apertamos o pé para eles poderem andar”, afirmou o governador. Ele reforçou que o tema também foi tratado durante a visita do presidente Lula à China, país que integra o consórcio responsável pela obra.
Após a assinatura do contrato, o consórcio Sino-Brasileiro terá até um ano para dar início às obras. A expectativa do governo é que o avanço do projeto ajude a neutralizar críticas da oposição e impulsione a gestão estadual em meio à preparação para as eleições de 2026, quando Jerônimo pretende disputar a reeleição.
>> Veja também: “Não transferimos culpa”, diz Jerônimo ao reforçar combate ao crime na Bahia.