O governador Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou nesta terça-feira (6) três leis que autorizam o reajuste salarial para agentes de todas as forças de segurança pública do estado. Os projetos foram aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) no último dia 29 de abril e fazem parte do pacote de valorização das categorias.
De acordo com as novas leis, praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar terão um ganho médio de 14,76% entre os anos de 2025 e 2026. Além do reajuste, os militares passam a contar com um auxílio-fardamento unificado, fixado em R$ 251,16 para todos os integrantes das duas corporações. Também haverá ampliação dos percentuais da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), conforme a função exercida.
Na Polícia Civil, o reajuste será de 14% para os cargos de delegado, perito criminal, perito médico-legista e perito odonto-legal. Já investigadores e escrivães terão um aumento acumulado de 22% no mesmo período que também será aplicado aos peritos técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).