O governador Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou nesta segunda-feira (6) que integrará a comitiva do presidente Lula em viagem oficial à China, marcada para a próxima semana. A missão do chefe do Executivo baiano será assegurar a assinatura do contrato com as estatais chinesas CRCC20 e CCCC, responsáveis pela construção da Ponte Salvador-Itaparica.
O projeto, considerado estratégico para o desenvolvimento da Bahia, tem investimento estimado em R$ 10,42 bilhões e poderá gerar milhares de empregos diretos e indiretos. A presença de Jerônimo na China é vista como passo fundamental para destravar o início das obras, que vêm sendo discutidas há mais de uma década.
A expectativa do governo é de que, com o aval das empresas, a construção da ponte tenha início em até um ano. A previsão é de que a entrega ocorra no prazo de até cinco anos a partir da execução. A estrutura vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica, encurtando o tempo de deslocamento e integrando o Recôncavo e o Baixo Sul ao restante do estado.