O Governo do Estado autorizou neste domingo (4) a abertura de licitação para construção do novo Hospital Municipal de Gandu. Com investimento estimado em R$ 76 milhões, a unidade será referência em média complexidade no Baixo Sul. Ao lado da secretária da Saúde, Roberta Santana, e da prefeita Daiana Santana, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a obra representa “dignidade e eficiência na gestão pública”.
O hospital terá 74 leitos, incluindo 50 para internação, 17 de emergência, quatro para recuperação pós-anestésica e três leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), um deles com banheira para partos humanizados. A estrutura contará ainda com três salas cirúrgicas, centro de parto normal, brinquedoteca, posto policial e áreas de apoio como lavanderia, refeitório e CME.
Na emergência, haverá atendimento segmentado para adultos, crianças e gestantes, com salas específicas para casos críticos. Também serão ofertados exames como raio-X, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia. “Esse hospital chega como uma ferramenta de transformação”, afirmou Roberta Santana. “Queremos garantir uma experiência mais humana e acolhedora.”
Moradora de Gandu há mais de 40 anos, dona Rosário Silva celebrou a notícia. “Meu coração se encheu de alegria. Esperamos muito por isso. Um hospital com tudo o que a gente precisa aqui é um sonho realizado”, declarou.