Durante a Micareta de Feira de Santana, que ocorre de 1º a 4 de maio com mais de 140 atrações, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza a Ecofolia Solidária, iniciativa que apoia 130 catadores e catadoras de materiais recicláveis. A ação inclui fardamento completo, alimentação, EPIs e espaços de apoio, promovendo renda e dignidade.
“Com a montagem das Centrais de coleta seletiva atuamos para eliminar os atravessadores e garantir que a venda do material seja feita diretamente para indústria, aumentando a renda dessas famílias e ajudando na preservação do meio ambiente”, explicou o secretário Augusto Vasconcelos.
A coleta seletiva é feita em centrais montadas nos circuitos da festa e deve ultrapassar as 11 toneladas de recicláveis, segundo estimativas da Setre com base em anos anteriores. A iniciativa, que também promove sustentabilidade, já havia sido realizada no Carnaval de Salvador e integra o calendário de apoio permanente às cooperativas de catadores no estado.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da ação como política pública. “O trabalho dos catadores, além de gerar renda, auxilia muito na higiene e no meio ambiente. Precisamos dar atenção a essas pessoas e articular com o poder público municipal. Vamos acompanhar o diagnóstico após a festa para avançar ainda mais nesse cuidado”, disse.