Para garantir a tranquilidade dos foliões durante a Micareta de Feira de Santana, o Governo do Estado mobilizou um esquema especial de segurança com 8,6 mil agentes e R$ 11,6 milhões em investimentos. A estrutura inclui portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial, drones e 400 câmeras de videomonitoramento. “Vamos tirar de circulação indivíduos com mandados em aberto e evitar entrada de objetos que representem risco”, afirmou o tenente-coronel Edmilton Ricardo dos Reis.

O evento conta com 6.298 policiais militares, 1.595 bombeiros, 372 policiais civis e 51 servidores do Departamento de Polícia Técnica, além de 296 funcionários da Secretaria da Segurança Pública. “Estão de parabéns. Estou me sentindo tranquila, mesmo estando só aqui na avenida”, disse a ambulante Lucineide dos Santos Sousa, que trabalha durante a festa. A estimativa é que mais de 2 milhões de pessoas passem pelos circuitos até o encerramento, na segunda-feira (5).
Além do policiamento ostensivo, a operação inclui o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, 85 postos de observação e ações como a Operação Quitérias, de acolhimento a mulheres e crianças. O Serviço de Investigação Local de Crimes e o Posto Integrado de Prevenção à Violência (PI/Prev) também atuam focados em crimes sexuais e violações de direitos humanos.
A Ouvidoria da SSP realiza pesquisas de satisfação com os foliões e o reconhecimento facial nos portais amplia a eficácia do controle. “Que as pessoas venham com muita boa vontade, que venham com vontade de curtir, de aproveitar uma festa bonita como é a Micareta de Feira de Santana”, reforçou o tenente-coronel Reis. O esforço do governo reforça o compromisso com uma festa segura, inclusiva e pacífica.