As obras do VLT de Salvador ganham reforço no trecho entre a Calçada e a Ilha de São João com a construção do Mercado São Braz – um centro comercial e gastronômico com restaurante, bar, áreas de venda de pescados e alimentos regionais. O anúncio foi feito nesta terça (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que também confirmou a implantação de uma unidade de beneficiamento de pescados no mesmo trecho. “Vamos ter uma obra muito bonita, um meio de transporte moderno, geração de emprego, um roteiro ainda mais forte para quem quer fazer turismo no subúrbio”, afirmou o governador.
Localizado no bairro de Plataforma, o mercado terá quiosques, mirante, acesso à praia e novo acesso viário. Já a unidade de beneficiamento contará com salas para lavagem, cozimento, defumação e embalagem de pescados, além de túnel de congelamento, fábrica de gelo, sala de embutidos e área administrativa. O objetivo é garantir estrutura qualificada e sanitariamente adequada para os trabalhadores da pesca artesanal da região.
Além disso, foi autorizada a reforma da histórica estação de trem da Calçada, fundada em 1860, que passará a integrar o sistema do VLT com restauração da estrutura original, construção de um museu e áreas de lazer. “Já tivemos as aprovações dos órgãos competentes, inclusive do IPHAN, para fazermos a intervenção aqui na Calçada, preservando as características da época em que foi construída a ferrovia”, explicou a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, o projeto vai muito além do transporte. “As intervenções urbanísticas vão transformar a geração de renda, o lazer, toda a orla de Ilha de São João à Calçada. É um projeto futurístico, mas que olha para a justiça social.” O VLT terá 36,4 km de extensão, 34 paradas e investimento superior a R$ 5 bilhões, com capacidade para até 100 mil passageiros por dia.