O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira (28) o pagamento da primeira parcela da indenização para encerrar o contrato com a concessionária ViaBahia, responsável pelas BRs-116 e 324 na Bahia. A partir de 15 de maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá a gestão das rodovias, marcando o fim de uma concessão considerada pelo ministro como “a pior da história das concessões do Brasil”
A ViaBahia, que operava desde 2009, acumulou críticas por descumprimento de obrigações contratuais, resultando em rodovias deterioradas, falta de manutenção e insegurança para os usuários. Segundo Renan Filho, as BRs-116 e 324 necessitam de investimentos de aproximadamente R$ 10 bilhões, e um novo leilão para concessão está previsto para o final de 2025.
O acordo com a ViaBahia inclui uma indenização de R$ 892 milhões, dividida em parcelas, para encerrar litígios judiciais e arbitrais que somavam cerca de R$ 9 bilhões. Com a saída da concessionária, o governo federal planeja realizar investimentos imediatos nas rodovias, visando melhorar a qualidade do pavimento e garantir a segurança dos usuários até a realização de uma nova concessão.
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