O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), José Trindade, destacou neste sábado (26) o volume de obras que o governo está realizando em diversas regiões. Em entrevista ao Panorama da Bahia durante a inauguração do Complexo Poliesportivo e Cultural do Centro Social Urbano (CSU) de Camaçari, Trindade listou investimentos que contemplam áreas como saúde, infraestrutura, cultura e educação, impactando cidades como Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador.
Camaçari
Ao falar sobre Camaçari, José Trindade ressaltou a importância do novo espaço entregue à população. “O governador traz hoje anúncios, autorizações de ordens de serviço, diversas entregas. E aqui no CSU é um espaço que você tem, não só área de lazer, como área de cultura, área de treinamento, é um complexo poliesportivo e cultural para a cidade de Camaçari”, disse.
Além do CSU, Trindade adiantou que a Conder também está envolvida em importantes investimentos na saúde do município. “Temos hoje a ordem de serviço da reforma e ampliação do hospital regional de Camaçari. E ainda o projeto para a construção de um centro de cultura, que está em fase de identificação de terreno, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, completou.
Lauro de Freitas
Sobre Lauro de Freitas, o presidente da Conder destacou o impacto das obras de infraestrutura no município. “Tivemos a oportunidade de estar com a prefeita Débora há uns 15, 20 dias, e ela entendeu que nós estamos fazendo lá uma grande obra de macro-drenagem”, contou. Segundo Trindade, os transtornos atuais serão compensados com benefícios duradouros: “É uma obra que traz um transtorno agora, mas com um benefício futuro e definitivo, que é acabar com todos os alagamentos de Lauro de Freitas”.
Salvador
Ao abordar os investimentos na capital baiana, Trindade enfatizou a diversidade de frentes de trabalho. “Em Salvador temos obras de saúde, educação, cultura e macrodrenagem”, afirmou. Ele citou o projeto de R$ 82 milhões para revitalizar a Bacia da Península Itapagipana, além da reforma e ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE) e de diversas escolas.
Entre as ações mais simbólicas, está a obra do Teatro Castro Alves. “Foi liberado o alvará, e estamos trabalhando fortemente para que no ano que vem a gente possa entregar um novo Teatro Castro Alves para toda a população, não só de Salvador, mas de toda a Bahia e do Brasil, pelo significado daquela obra”, destacou.
Por fim, Trindade reforçou o compromisso do governo em transformar as cidades baianas em espaços com mais cultura, saúde, educação e qualidade de vida: “Estamos provendo investimentos que vão impactar positivamente a vida da nossa gente em todos os cantos da Bahia”.