A inauguração da fábrica da Dragão, em Mata de São João, nesta terça-feira (15), marca mais um passo da Bahia na atração de investimentos para o interior. A unidade, que recebeu aporte de R$ 100 milhões, vai produzir água sanitária, desinfetante e alvejante, com expectativa de gerar 300 empregos diretos e indiretos. “Os incentivos nossos continuarão sendo disponibilizados, para que indústrias e serviços possam se instalar na Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A planta industrial já emprega 70 pessoas, 90% delas residentes no município, e a previsão é dobrar esse número até o fim de 2025. A capacidade de produção ultrapassa 200 milhões de litros por ano, o que garante eficiência no abastecimento do mercado baiano e expansão para outras regiões. Segundo João Abreu e Lima, executivo do Grupo Interlândia, “a gente procura desenvolver a região como um todo, gerando emprego e tecnologia”.
Dados do Caged mostram que a Bahia liderou a geração de empregos com carteira assinada no Nordeste em fevereiro de 2025, com saldo positivo de 20.132 vagas. O bom desempenho reflete a política estadual de industrialização, que já contabiliza novos empreendimentos em cidades como Conceição do Jacuípe, com a instalação recente da Indústria de Alimentos São Braz.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destacou que 75% dos investimentos atraídos pelo estado têm sido direcionados ao interior. “Estamos avançando e dando consistência a essa marca de 75% de novos investimentos no estado serem feitos no interior, contemplando uma população de 15 milhões de habitantes, desconcentrando a distribuição de renda”, disse.