Uma churrascaria localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, foi flagrada utilizando uma ligação clandestina de água para abastecer não só o próprio estabelecimento, como também barracas vizinhas. A fiscalização da Embasa ocorreu na última terça-feira (8), após denúncia. Desde o início de 2023, a estimativa é de que cerca de 365 mil litros de água tenham sido desviados irregularmente. A Embasa não divulgou o nome da churrascaria.
Segundo a gerente regional da Embasa, Jamili Oliveira, esse tipo de prática prejudica a distribuição de água para imóveis regulares e contribui para o desperdício. “O uso indiscriminado de água tratada sempre leva ao desperdício. Essa água não contabilizada compromete o serviço prestado a quem utiliza a rede legalmente”, afirmou.
A Embasa reforça que furto de água é crime contra o patrimônio, sujeito a pena de um a quatro anos de prisão e multa, conforme o artigo 155 do Código Penal. A população pode denunciar de forma anônima casos de furto de água ou de ligações clandestinas nos canais de atendimento da Embasa: 0800 0555 195 ou Atendimento Virtual (Atendimento Virtual ou App).