O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (7), o Projeto Condução Decente, que vai beneficiar mototaxistas e motofretistas de 75 municípios baianos com formação profissional gratuita, linha de crédito para compra de motos novas e kits de proteção. A iniciativa, com investimento de R$ 30 milhões, é executada pela Setre em parceria com o Sistema S, Desenbahia, Sefaz e Detran-BA.
Com início em maio, o projeto oferecerá cursos em parceria com o Sest e o Senat. Quem concluir a formação com aproveitamento total receberá um kit com capacete, colete, antena, joelheiras e cotoveleiras. Além disso, haverá R$ 15 milhões em crédito para aquisição de motocicletas nacionais, com financiamento via Desenbahia.
“Reconhecemos a importância da categoria, que ainda tem muito a conquistar. Nosso governo estende a mão para fortalecer esses trabalhadores, que são fundamentais para a economia e o sustento de milhares de famílias”, disse Jerônimo. O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou que o foco é especialmente nos motociclistas de aplicativo e entregadores, que sofrem com relações de trabalho precárias.
O projeto também visa reduzir acidentes de trânsito. Os cursos incluem transporte de pessoas e cargas, cidadania, segurança, gestão de risco e atendimento ao cliente. “O objetivo é garantir mais segurança nas ruas e mais dignidade no trabalho”, explicou Rodrigo Pimentel, diretor do Detran-BA. Para André Freire, da Associação dos Motoentregadores, a ação representa “o primeiro passo para a regulamentação da atividade”.