O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou nesta sexta-feira (28) da inauguração da nova fábrica da São Braz, tradicional produtora de flocão de milho no Nordeste. A unidade será instalada em Conceição do Jacuípe, também conhecida como Berimbau, e marca o avanço do plano estadual de atração de investimentos e fortalecimento da economia local. “É uma alegria quando uma empresa manifesta interesse na Bahia. Significa que ela acredita na economia baiana”, declarou Jerônimo.
Com incentivos fiscais garantidos pelo programa estadual Desenvolve, a nova unidade da São Braz – até então presente apenas na Paraíba – prevê a criação de 1,6 mil empregos, entre diretos e indiretos. A empresa já planeja uma expansão para 2025, com um investimento adicional de R$ 80 milhões, que incluirá novos produtos como batata chips e aveia em flocos. A estrutura atual já fabrica flocão de milho, salgadinhos e temperos.
Além dos incentivos fiscais, o Governo da Bahia está executando a pavimentação da via marginal da BR-324 que dá acesso à fábrica, com um aporte de R$ 2,8 milhões. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou que a estratégia do Estado tem dado resultados. “Deixamos de ser só exportadores e passamos a ter autossuficiência com mais produção e empregos dentro da Bahia”, destacou.
Para Rosenvaldo Costa, diretor da São Braz, a escolha pela Bahia se deu pela disponibilidade de matéria-prima, mercado consumidor e apoio governamental. “O acolhimento do Estado nos permite já pensar na expansão. Encontramos na Bahia as condições ideais para crescer com competitividade”, afirmou. A parceria com o Governo fortalece o cenário de desenvolvimento regional e coloca a Bahia em posição estratégica na indústria alimentícia do Nordeste.