Após o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidir manter o preço da passagem do metrô, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, nesta sexta-feira (21), que está disponível para discutir a integração dos modais de transporte em Salvador. Ele destacou que o reajuste no transporte público beneficiaria principalmente o metrô, já que a maioria dos passageiros utiliza a integração entre ônibus e metrô, sendo que este último fica com a maior parte da tarifa.

Bruno Reis apontou que a grande diferença entre os modais está no impacto do preço do combustível no transporte sobre pneus. “Vivemos em um estado com o maior ICMS do Brasil, o que torna a gasolina e o diesel mais caros. Em Salvador, o combustível é o mais caro, e a alta da cesta básica também reflete os tributos estaduais”, explicou o prefeito, defendendo que os custos do sistema precisam ser debatidos de forma mais ampla.
Ao final, o gestor cobrou uma ação do governo estadual para reduzir os preços das passagens de ônibus. “Se ele quiser promover um benefício concreto, deveria isentar o ICMS sobre o óleo diesel, como fazem outros estados, o que reduziria a tarifa em 20 a 25 centavos. Estou aguardando esse debate para apresentar a realidade do transporte de Salvador”, concluiu Bruno Reis.
