A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) fez história ao assumir, nesta segunda-feira (10), interinamente a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ela assume o posto após o afastamento do presidente Adolfo Menezes (PSD), determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Natural de Caetité, a parlamentar se torna a primeira mulher a ocupar o cargo em quase 200 anos de existência da Casa. Eleita a deputada mais votada do estado em 2022, com 118.407 votos, Ivana se consolidou como uma liderança forte no interior baiano.
Com formação em Administração de Empresas, Ivana também é empresária e há mais de 20 anos dirige uma rádio em Guanambi. Sua trajetória política começou em 2010, quando foi eleita deputada estadual pelo PMDB. Desde então, foi reeleita consecutivamente pelo PSD em 2014, 2018 e 2022, se destacando por sua atuação voltada para o desenvolvimento regional e políticas públicas.
Na ALBA, Ivana já ocupou cargos estratégicos, como a 2ª vice-presidência da Mesa Diretora (2019-2021) e a liderança do PSD na Casa (2023). Também presidiu a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (2011-2018) e é autora de diversas leis estaduais, principalmente voltadas à defesa dos direitos das mulheres.
Além da atuação parlamentar, Ivana tem perfil conciliador e ganhou reconhecimento nacional ao ocupar a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) por três mandatos. Agora, como presidente interina da ALBA, a deputada reforça seu compromisso com o desenvolvimento da Bahia, especialmente nas áreas de infraestrutura, educação e crescimento regional.