Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

12ª Flica é aberta em Cachoeira com programação diversificada e apoio do Governo do Estado

Evento literário celebra cultura e arte até domingo, com atividades para estudantes e comunidade local

12ª Flica é aberta em Cachoeira com programação diversificada e apoio do Governo do Estado
Foto: Luciano Barreto/PB
Foto: Luciano Barreto/PB

A 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (17), marcando o início de quatro dias de celebração da cultura, arte e educação no Recôncavo Baiano. Com o tema “O mundo da literatura em festa”, o evento conta com o apoio do Governo do Estado e oferece uma programação variada até o domingo (20), incluindo saraus, oficinas, lançamentos de livros e debates literários. “O Governo do Estado tem uma política crescente de apoio às feiras literárias, ampliando o acesso à cultura e à inclusão econômica”, afirmou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Anuncie no PB Branco

A abertura do evento contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Janela Poética, promovida pela Secretaria de Educação do Estado (SEC). A Casa do Governo, espaço dedicado a várias secretarias estaduais, também foi inaugurada na Fundação Hansen Bahia. O local abrigará atividades voltadas à educação, assistência social, igualdade racial e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. “Estamos felizes em participar de mais uma edição da Flica, reforçando o compromisso do governo com a cultura e o desenvolvimento regional”, disse Vladimir Costa, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) também participa da Flica com uma campanha de conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes. “Nossa equipe estará presente para divulgar a importância de vigiar e proteger os jovens contra o abuso e o trabalho infantil”, destacou Leísa Mendes, superintendente de Assistência Social da Seades. Além disso, a Setre, Sepromi, Secult e outras secretarias oferecem oficinas, palestras e rodas de conversa ao longo do evento.

Outro ponto alto da Flica 2024 é o incentivo à participação dos estudantes. A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) promove o projeto “Mezanino Cultural”, além de apresentações de música e dança com alunos da rede pública. “Aqui, nossos estudantes mostram seu talento em atividades como o Tempo de Arte Literária (TAL) e na Janela Literária. Estamos incentivando a leitura e a arte como ferramentas de transformação”, afirmou Joice Paixão, assessora técnica da SEC.

A movimentação econômica na cidade de Cachoeira e região também será impulsionada com a comercialização de alimentos e artesanatos locais. Durante a Flica, será possível adquirir produtos de comunidades do Recôncavo, reforçando a economia criativa. A expectativa é de que o evento atraia cerca de dois mil visitantes por dia. A programação completa da 12ª Flica pode ser conferida clicando aqui.

Entrevista de Bruno Monteiro:

 

Siga a gente no Insta | Face | Twitter e YouTube.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial. PIX CNPJ: 43.227.209/0001-03

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

ASSISTA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.